O desenvolvimento constante de ferramentas digitais é uma realidade que não se pode negar, uma vez que elas estão sendo responsáveis pela mudança de comportamento de consumidores e empresas que estão a promover uma nova conformação competitiva do mercado.
A evolução tecnológica pode ser vista hoje como uma das principais transformadoras na gestão nos negócios, principalmente nas operações de marketing. E isso porque o cenário atual denota alterações bruscas nas jornadas de consumo, bem como uma quebra de paradigma, frente às disrupções digitais cada vez mais crescentes.
Muitas organizações já compreenderam que, para sobreviver, precisam rever suas estratégias, desde os processos de produção até às respectivas finanças.
Mas, e quanto ao marketing de uma corporação: como é possível trabalhar novos sistemas, tendo em vista uma Nova Economia, a qual origina-se de uma transformação digital ainda em ebulição?
Confira neste artigo como é possível compreender todo esse período de transformação e como proceder na aplicação de estratégias de marketing dentro de conceitos de uma Economia Digital!
Talvez o sinônimo de Nova Economia seja Transformação mesmo, já que os conceitos de online e offline não podem mais ser vistos como coisas totalmente diferentes. Na verdade, elas se juntaram e as grandes empresas, bem como Startups devem saber disso, até mesmo para que o consumidor possa ser visto com outros olhos e a otimização dos processos ocorra de forma plena.
Isso significa que é preciso assimilar esse momento de mudança e, no segmento de marketing, por exemplo, é pertinente se adaptar à nova economia, à transformação digital. E a empresa que não souber se adaptar a isso, dificilmente conseguirá acompanhar as tendências de novos negócios.
O Blockbuster é um exemplo de organização que fez vista grossa às inovações, na época em que ainda era uma empresa líder no segmento de locação de DVDs e filmes, com unidade físicas espalhadas em várias partes do mundo.
Como ela não soube aproveitar as oportunidade tecnológicas e de negócios (inclusive a chance de adquirir a Netflix – que estava começando), a empresa acabou fechando as portas, enquanto a Netflix acabou se expandindo, virando esse fenômeno que já conhecemos.
Comments