Em um mundo tão competitivo quanto o dos negócios, ainda mais nos tempos atuais onde a opção de se criar uma empresa totalmente online incentiva muito mais empreendedores a iniciar seus próprios negócios, a comunicação se tornou um elemento fundamental no contato com clientes e público-alvo, a fim de criar uma experiência positiva para todos.
Para ajudar neste processo de conhecimento, há dois conceitos-chave que podem e devem ser utilizados: Buyer Persona e o Público Alvo. Se você já fez alguma pesquisa sobre estratégias de marketing, estes dois conceitos provavelmente são familiares a você, embora provavelmente ainda não saiba exatamente como eles se diferem, mas fique tranquilo, vamos resolver isso pra você agora!
Buyer Persona e Público Alvo: Quais são as principais diferenças?
Antes de mergulharmos no assunto, vamos deixar claro que "Público-alvo" e "Buyer Persona" não são a mesma coisa. É verdade que as diferenças podem ser sutis. Eles podem parecer os mesmos, mas trabalham de maneiras diferentes e para propósitos diferentes. Veja agora a diferenças entre os dois conceitos:
Público-alvo
Um público-alvo ou nicho de mercado são conceitos que se referem à definição de uma lista de características demográficas e psicográficas compartilhadas por um grupo de usuários ou clientes.
Por exemplo: idade, sexo, país de residência, status profissional, etc...
A partir disso, obtemos um conjunto relativamente grande de pessoas que compartilham os mesmos dados.
Buyer Persona
Buyer Persona ou também conhecido como Comprador Potencial, difere no fato de ser muito mais focado. Enquanto o público alvo define uma multidão de usuários, um Buyer Persona é como se fosse um personagem fitctício fantasiado como cliente ideal da sua Empresa.
Podemos descrevê-lo como um retrato composto de um consumidor padrão, criado com o objetivo de definir o cliente ideal da empresa e, acima de tudo, o que queremos alcançar e conectar com esse cliente específico.
Portanto, ao definir uma Buyer Persona, levamos em consideração também comportamentos e características tais como necessidades, medos, obstáculos, motivações, sonhos, objetivos de vida, desafios, etc...
Exemplo da diferença entre um público alvo e Buyer Persona
Imagine que você tem um serviço onde você ajuda os estudantes a se preparar para seus exames e tarefas com técnicas de aprendizagem. Seu público-alvo seria dentro das escolas e universidades. Com idade entre 16 e 25 anos e morando em Campinas, por exemplo.
Agora, vamos reduzir e pensar em Caroline, uma menina de 17 anos que tem déficit de atenção e, embora ela tente, não consegue se concentrar e integrar os conceitos de maneira eficaz como os outros, e isto faz com que Caroline tenha uma grande falta de autoconfiança. Ela está se preparando para os exames de admissão para se tornar professora. Ela adoraria ser professora de crianças pequenas, embora esteja começando a pensar que não será capaz de alcançar isso.
Aí que fica a diferença, Caroline não te inspira a criar um produto ou serviço adaptado a ela? Você saberia como falar com ela conhecendo sua situação? Isso, meu amigo, está trabalhando no Buyer Persona. Agora é a sua vez de criar seu público-alvo e sua Buyer Persona e aumentar suas vendas!
Não deixe de acessar o blog da Gstão para ter acesso a esse e outros textos que podem te ajudar a alavancar o marketing da sua Empresa!
Comments